Como Newton Banks Jr. se prepara para os recitais

Por Clara Albuquerque

DRT/PE 4916

1376864_351912398278728_1788624109_nOs artistas, sempre, se preparam para uma apresentação em público. Alguns, inclusive, possuem uma espécie de ritual que podem incluir orações e momentos de silêncio. De fato, a concentração é imprescindível para um músico prestes a encontrar com seu público. O blog teve uma conversa com Newton Banks Jr. para sabermos um pouco dos bastidores dos recitais.

“Todo solista sempre tem uma certa tensão antes de entrar, uma certa adrenalina, por mais experiência que ele tenha. Então eu me lembro que há vinte e cinco anos, quando eu comecei a tocar eu quase que entrava em pânico, antes de tocar. Mas isso aí se resolve, exatamente, com a prática de recitais”, conta o músico. Segundo Newton, quanto mais entrar em contato com o público, melhor o artista se habitua àquela realidade. “Eu procuro chegar mais cedo, pelo menos uma hora antes, pra ficar me ambientando com o lugar e com as pessoas. Isso deixa você um pouco mais tranquilo. As primeiras músicas são um pouco mais tensas porque você tá chegando naquela hora. Da segunda e terceira em diante, você fica mais relaxado”, diz ele.

E agora, um conselho do professor de música a todos os violonistas iniciantes: “Eu aconselho você abrir o recital com músicas, tecnicamente, mais fáceis pra deixar você mais à vontade, depois você vai aumentando o grau de dificuldade. Mas, por mais que você fique um pouco ansioso, fique emocionalmente abalado, nunca deixe de tocar em público. É importante! Nunca se afaste do problema, se você se afasta, a tendência é esse problema crescer. E se você enfrenta, a tendência é esse problema diminuir e sumir por completo”.

Deixe um comentário

